Bom dia de novo. Eu estou contente por estar no meio de
vocês. Aliás, vou lhes fazer uma confidência: é a primeira vez que eu desço
aqui [na Aula Velha do Sínodo], nunca tinha vindo.
Como lhes dizia, tenho muita alegria e lhes dou calorosas
boas-vindas. Obrigado por terem aceitado este convite para debater tantos
graves problemas sociais que afligem o mundo hoje, vocês, que sofrem em carne
própria a desigualdade e a exclusão. Obrigado ao cardeal Turkson pela sua
acolhida. Obrigado, Eminência, pelo seu trabalho e pelas suas palavras.
Este encontro de Movimentos Populares é um sinal, é um
grande sinal: vocês vieram colocar na presença de Deus, da Igreja, dos povos,
uma realidade muitas vezes silenciada. Os pobres não só padecem a injustiça,
mas também lutam contra ela!
Não se contentam com promessas ilusórias, desculpas ou
pretextos. Também não estão esperando de braços cruzados a ajuda de ONGs,
planos assistenciais ou soluções que nunca chegam ou, se chegam, chegam de
maneira que vão em uma direção ou de anestesiar ou de domesticar. Isso é meio
perigoso. Vocês sentem que os pobres já não esperam e querem ser protagonistas,
se organizam, estudam, trabalham, reivindicam e, sobretudo, praticam essa
solidariedade tão especial que existe entre os que sofrem, entre os pobres, e
que a nossa civilização parece ter esquecido ou, ao menos, tem muita vontade de
esquecer.
Solidariedade é uma palavra que nem sempre cai bem. Eu
diria que, algumas vezes, a transformamos em um palavrão, não se pode dizer;
mas é uma palavra muito mais do que alguns atos de generosidade esporádicos. É
pensar e agir em termos de comunidade, de prioridade de vida de todos sobre a
apropriação dos bens por parte de alguns. Também é lutar contra as causas
estruturais da pobreza, a desigualdade, a falta de trabalho, de terra e de
moradia, a negação dos direitos sociais e trabalhistas. É enfrentar os
destrutivos efeitos do Império do dinheiro: os deslocamentos forçados, as
migrações dolorosas, o tráfico de pessoas, a droga, a guerra, a violência e
todas essas realidades que muitos de vocês sofrem e que todos somos chamados a
transformar. A solidariedade, entendida em seu sentido mais profundo, é um modo
de fazer história, e é isso que os movimentos populares fazem.
Este encontro nosso não responde a uma ideologia. Vocês
não trabalham com ideias, trabalham com realidades como as que eu mencionei e
muitas outras que me contaram... têm os pés no barro, e as mãos, na carne. Têm
cheiro de bairro, de povo, de luta! Queremos que se ouça a sua voz, que, em
geral, se escuta pouco. Talvez porque incomoda, talvez porque o seu grito
incomoda, talvez porque se tem medo da mudança que vocês reivindicam, mas, sem
a sua presença, sem ir realmente às periferias, as boas propostas e projetos
que frequentemente ouvimos nas conferências internacionais ficam no reino da
ideia, é meu projeto.
Não é possível abordar o escândalo da pobreza promovendo
estratégias de contenção que unicamente tranquilizem e convertam os pobres em
seres domesticados e inofensivos. Como é triste ver quando, por trás de supostas
obras altruístas, se reduz o outro à passividade, se nega ele ou, pior, se
escondem negócios e ambições pessoais: Jesus lhes chamaria de hipócritas. Como
é lindo, ao contrário, quando vemos em movimento os Povos, sobretudo os seus
membros mais pobres e os jovens. Então, sim, se sente o vento da promessa que
aviva a esperança de um mundo melhor. Que esse vento se transforme em vendaval
de esperança. Esse é o meu desejo.
Este encontro nosso responde a um anseio muito concreto,
algo que qualquer pai, qualquer mãe quer para os seus filhos; um anseio que
deveria estar ao alcance de todos, mas que hoje vemos com tristeza cada vez
mais longe da maioria: terra, teto e trabalho. É estranho, mas, se eu falo
disso para alguns, significa que o papa é comunista.
Não se entende que o amor pelos pobres está no centro do
Evangelho. Terra, teto e trabalho – isso pelo qual vocês lutam – são direitos
sagrados. Reivindicar isso não é nada raro, é a doutrina social da Igreja. Vou
me deter um pouco sobre cada um deles, porque vocês os escolheram como tema
para este encontro.
Terra. No início da criação, Deus criou o homem, guardião
da sua obra, encarregando-o de cultivá-la e protegê-la. Vejo que aqui há
dezenas de camponeses e camponesas, e quero felicitá-los por cuidar da terra,
por cultivá-la e por fazer isso em comunidade. Preocupa-me a erradicação de
tantos irmãos camponeses que sobrem o desenraizamento, e não por guerras ou
desastres naturais. A apropriação de terras, o desmatamento, a apropriação da
água, os agrotóxicos inadequados são alguns dos males que arrancam o homem da
sua terra natal. Essa dolorosa separação, que não é só física, mas também
existencial e espiritual, porque há uma relação com a terra que está pondo a
comunidade rural e seu modo de vida peculiar em notória decadência e até em
risco de extinção.
A outra dimensão do processo já global é a fome. Quando a
especulação financeira condiciona o preço dos alimentos, tratando-os como
qualquer mercadoria, milhões de pessoas sofrem e morrem de fome. Por outro lado,
descartam-se toneladas de alimentos. Isso é um verdadeiro escândalo. A fome é
criminosa, a alimentação é um direito inalienável. Eu sei que alguns de vocês
reivindicam uma reforma agrária para solucionar alguns desses problemas, e
deixem-me dizer-lhes que, em certos países, e aqui cito o Compêndio da Doutrina
Social da Igreja, "a reforma agrária é, além de uma necessidade política,
uma obrigação moral" (CDSI, 300).
Não sou só eu que digo isso. Está no Compêndio da Doutrina
Social da Igreja. Por favor, continuem com a luta pela dignidade da família
rural, pela água, pela vida e para que todos possam se beneficiar dos frutos da
terra.
Em segundo lugar, teto. Eu disse e repito: uma casa para
cada família. Nunca se deve esquecer de que Jesus nasceu em um estábulo porque
na hospedagem não havia lugar, que a sua família teve que abandonar o seu lar e
fugir para o Egito, perseguida por Herodes. Hoje há tantas famílias sem
moradia, ou porque nunca a tiveram, ou porque a perderam por diferentes
motivos. Família e moradia andam de mãos dadas. Mas, além disso, um teto, para
que seja um lar, tem uma dimensão comunitária: e é o bairro... e é precisamente
no bairro onde se começa a construir essa grande família da humanidade, a
partir do mais imediato, a partir da convivência com os vizinhos.
Hoje, vivemos em imensas cidades que se mostram modernas,
orgulhosas e até vaidosas. Cidades que oferecem inúmeros prazeres e bem-estar
para uma minoria feliz... mas se nega o teto a milhares de vizinhos e irmãos
nossos, inclusive crianças, e eles são chamados, elegantemente, de
"pessoas em situação de rua". É curioso como no mundo das injustiças
abundam os eufemismos. Não se dizem as palavras com a contundência, e busca-se
a realidade no eufemismo. Uma pessoa, uma pessoa segregada, uma pessoa
apartada, uma pessoa que está sofrendo a miséria, a fome, é uma pessoa em
situação de rua: palavra elegante, não? Vocês, busquem sempre, talvez me
equivoque em algum, mas, em geral, por trás de um eufemismo há um crime.
Vivemos em cidades que constroem torres, centros
comerciais, fazem negócios imobiliários... mas abandonam uma parte de si nas
margens, nas periferias. Como dói escutar que os assentamentos pobres são
marginalizados ou, pior, quer-se erradicá-los! São cruéis as imagens dos
despejos forçados, dos tratores derrubando casinhas, imagens tão parecidas às
da guerra. E isso se vê hoje.
Vocês sabem que, nos bairros populares, onde muitos de
vocês vivem, subsistem valores já esquecidos nos centros enriquecidos. Os
assentamentos estão abençoados com uma rica cultura popular: ali, o espaço
público não é um mero lugar de trânsito, mas uma extensão do próprio lar, um
lugar para gerar vínculos com os vizinhos. Como são belas as cidades que
superam a desconfiança doentia e integram os diferentes e que fazem dessa
integração um novo fator de desenvolvimento. Como são lindas as cidades que,
ainda no seu desenho arquitetônico, estão cheias de espaços que conectam,
relacionam, favorecem o reconhecimento do outro.
Por isso, nem erradicação, nem marginalização: é preciso
seguir na linha da integração urbana. Essa palavra deve substituir
completamente a palavra erradicação, desde já, mas também esses projetos que
pretendem envernizar os bairros populares, ajeitar as periferias e maquiar as
feridas sociais, em vez de curá-las, promovendo uma integração autêntica e
respeitosa. É uma espécie de direito arquitetura de maquiagem, não? E vai por
esse lado. Sigamos trabalhando para que todas as famílias tenham uma moradia e
para que todos os bairros tenham uma infraestrutura adequada (esgoto, luz, gás,
asfalto e continuo: escolas, hospitais ou salas de primeiros socorros, clube de
esportes e todas as coisas que criam vínculos e que unem, acesso à saúde – já
disse – e à educação e à segurança.
Terceiro, trabalho. Não existe pior pobreza material –
urge-me enfatizar isto –, não existe pior pobreza material do que a que não
permite ganhar o pão e priva da dignidade do trabalho. O desemprego juvenil, a
informalidade e a falta de direitos trabalhistas não são inevitáveis, são o
resultado de uma prévia opção social, de um sistema econômico que coloca os
lucros acima do homem, se o lucro é econômico, sobre a humanidade ou sobre o
homem, são efeitos de uma cultura do descarte que considera o ser humano em si
mesmo como um bem de consumo, que pode ser usado e depois jogado fora.
Hoje, ao fenômeno da exploração e da opressão, soma-se uma
nova dimensão, um matiz gráfico e duro da injustiça social; os que não podem
ser integrados, os excluídos são resíduos, "sobrantes". Essa é a cultura
do descarte, e sobre isso gostaria de ampliar algo que não tenho por escrito,
mas que lembrei agora. Isso acontece quando, no centro de um sistema econômico,
está o deus dinheiro e não o homem, a pessoa humana. Sim, no centro de todo
sistema social ou econômico, tem que estar a pessoa, imagem de Deus, criada
para que fosse o denominador do universo. Quando a pessoa é deslocada e vem o
deus dinheiro, acontecesse essa inversão de valores.
E, para explicitar, lembro um ensinamento de cerca do ano
1200. Um rabino judeu explicava aos seus fiéis a história da torre de Babel e,
então, contava como, para construir essa torre de Babel, era preciso fazer
muito esforço, era preciso fazer os tijolos; para fazer os tijolos, era preciso
fazer o barro e trazer a palha, e amassar o barro com a palha; depois, cortá-lo
em quadrados; depois, secá-lo; depois, cozinhá-lo; e, quando já estavam cozidos
e frios, subi-los, para ir construindo a torre.
Se um tijolo caía – o tijolo era muito caro –, com todo
esse trabalho, se um tijolo caía, era quase uma tragédia nacional. Aquele que o
deixara cair era castigado ou suspenso, ou não sei o que lhe faziam. E se um
operário caía não acontecia nada. Isso é quando a pessoa está a serviço do deus
dinheiro, e isso era contado por um rabino judeu no ano 1200, explicando essas
coisas horríveis.
E, a respeito do descarte, também temos que estar um pouco
atentos ao que acontece na nossa sociedade. Estou repetindo coisas que disse e
que estão na Evangelii gaudium. Hoje em dia, descartam-se as crianças porque a
taxa de natalidade em muitos países da terra diminuiu, ou se descartam as
crianças porque não se ter alimentação, ou porque são mortas antes de nascerem,
descarte de crianças.
Descartam-se os idosos, porque, bom, não servem, não
produzem. Nem crianças nem idosos produzem. Então, sistemas mais ou menos
sofisticados vão os abandonando lentamente. E agora como é necessário, nesta
crise, recuperar um certo equilíbrio. Estamos assistindo a um terceiro descarte
muito doloroso, o descarte dos jovens. Milhões de jovens. Eu não quero dizer o
dado, porque não o sei exatamente, e a que eu li parece um pouco exagerado, mas
milhões de jovens descartados do trabalho, desempregados.
Nos países da Europa – e estas são estatísticas muito
claras –, aqui na Itália, passou um pouquinho dos 40% de jovens desempregados.
Sabem o que significa 40% de jovens? Toda uma geração, anular toda uma geração
para manter o equilíbrio. Em outro país da Europa, está passando os 50% e,
nesse mesmo país dos 50%, no sul são 60%. São dados claros, ou seja, do
descarte. Descarte de crianças, descarte de idosos, que não produzem, e temos
que sacrificar uma geração de jovens, descarte de jovens, para poder manter e
reequilibrar um sistema em cujo centro está o deus dinheiro, e não a pessoa
humana.
Apesar disso, a essa cultura de descarte, a essa cultura
dos sobrantes, muitos de vocês, trabalhadores excluídos, sobrantes para esse
sistema, foram inventando o seu próprio trabalho com tudo aquilo que parecia
não poder dar mais de si mesmo... mas vocês, com a sua artesanalidade que Deus
lhes deu, com a sua busca, com a sua solidariedade, com o seu trabalho
comunitário, com a sua economia popular, conseguiram e estão conseguindo... E,
deixem-me dizer isto, isso, além de trabalho, é poesia. Obrigado.
Desde já, todo trabalhador, esteja ou não no sistema
formal do trabalho assalariado, tem direito a uma remuneração digna, à
segurança social e a uma cobertura de aposentadoria. Aqui há papeleiros,
recicladores, vendedores ambulantes, costureiros, artesãos, pescadores,
camponeses, construtores, mineiros, operários de empresas recuperadas, todos os
tipos de cooperativados e trabalhadores de ofícios populares que estão
excluídos dos direitos trabalhistas, aos quais é negada a possibilidade de se
sindicalizar, que não têm uma renda adequada e estável. Hoje, quero unir a
minha voz à sua e acompanhá-los na sua luta.
Neste encontro, também falaram da Paz e da Ecologia. É
lógico: não pode haver terra, não pode haver teto, não pode haver trabalho se
não temos paz e se destruímos o planeta. São temas tão importantes que os Povos
e suas organizações de base não podem deixar de debater. Não podem deixar só
nas mãos dos dirigentes políticos. Todos os povos da terra, todos os homens e
mulheres de boa vontade têm que levantar a voz em defesa desses dois dons
preciosos: a paz e a natureza. A irmã mãe Terra, como chamava São Francisco de
Assis.
Há pouco tempo, eu disse, e repito, que estamos vivendo a
terceira guerra mundial, mas em cotas. Há sistemas econômicos que, para
sobreviver, devem fazer a guerra. Então, fabricam e vendem armas e, com isso,
os balanços das economia que sacrificam o homem aos pés do ídolo do dinheiro,
obviamente, ficam saneados. E não se pensa nas crianças famintas nos campos de
refugiados, não se pensa nos deslocamentos forçados, não se pensa nas moradias
destruídas, não se pensa, desde já, em tantas vidas ceifadas. Quanto
sofrimento, quanta destruição, quanta dor. Hoje, queridos irmãos e irmãs, se
levanta em todas as partes da terra, em todos os povos, em cada coração e nos
movimentos populares, o grito da paz: nunca mais a guerra!
Um sistema econômico centrado no deus dinheiro também
precisa saquear a natureza, saquear a natureza, para sustentar o ritmo
frenético de consumo que lhe é inerente. As mudanças climáticas, a perda da
biodiversidade, o desmatamento já estão mostrando seus efeitos devastadores nos
grandes cataclismos que vemos, e os que mais sofrem são vocês, os humildes, os
que vivem perto das costas em moradias precárias, ou que são tão vulneráveis
economicamente que, diante de um desastre natural, perdem tudo.
Irmãos e irmãs, a criação não é uma propriedade da qual
podemos dispor ao nosso gosto; muito menos é uma propriedade só de alguns, de
poucos: a criação é um dom, é um presente, um dom maravilhoso que Deus nos deu
para que cuidemos dele e o utilizemos em benefício de todos, sempre com
respeito e gratidão. Talvez vocês saibam que eu estou preparando uma encíclica
sobre Ecologia: tenham a certeza de que as suas preocupações estarão presentes
nela. Agradeço-lhes, aproveito para lhes agradecer, pela carta que os
integrantes da Via Campesina, da Federação dos Papeleiros e tantos outros
irmãos me fizeram chegar sobre o assunto.
Falamos da terra, de trabalho, de teto... falamos de
trabalhar pela paz e cuidar da natureza... Mas por que, em vez disso, nos
acostumamos a ver como se destrói o trabalho digno, se despejam tantas
famílias, se expulsam os camponeses, se faz a guerra e se abusa da natureza?
Porque, nesse sistema, tirou-se o homem, a pessoa humana, do centro, e
substituiu-se por outra coisa. Porque se presta um culto idólatra ao dinheiro.
Porque se globalizou a indiferença! Se globalizou a indiferença. O que me
importa o que acontece com os outros, desde que eu defenda o que é meu? Porque
o mundo se esqueceu de Deus, que é Pai; tornou-se um órfão, porque deixou Deus
de lado.
Alguns de vocês expressaram: esse sistema não se aguenta
mais. Temos que mudá-lo, temos que voltar a levar a dignidade humana para o
centro, e que, sobre esse pilar, se construam as estruturas sociais
alternativas de que precisamos. É preciso fazer isso com coragem, mas também
com inteligência. Com tenacidade, mas sem fanatismo. Com paixão, mas sem
violência. E entre todos, enfrentando os conflitos sem ficar presos neles,
buscando sempre resolver as tensões para alcançar um plano superior de unidade,
de paz e de justiça.
Os cristãos têm algo muito lindo, um guia de ação, um
programa, poderíamos dizer, revolucionário. Recomendo-lhes vivamente que o
leiam, que leiam as Bem-aventuranças que estão no capítulo 5 de São Mateus e 6
de São Lucas (cfr. Mt 5, 3; e Lc 6, 20) e que leiam a passagem de Mateus 25. Eu
disse isso aos jovens no Rio de Janeiro. Com essas duas coisas, vocês têm o
programa de ação.
Sei que entre vocês há pessoas de distintas religiões,
ofícios, ideias, culturas, países, continentes. Hoje, estão praticando aqui a
cultura do encontro, tão diferente da xenofobia, da discriminação e da
intolerância que vemos tantas vezes. Entre os excluídos, dá-se esse encontro de
culturas em que o conjunto não anula a particularidade, o conjunto não anula a
particularidade. Por isso eu gosto da imagem do poliedro, uma figura geométrica
com muitas caras distintas. O poliedro reflete a confluência de todas as
particularidades que, nele, conservam a originalidade. Nada se dissolve, nada
se destrói, nada se domina, tudo se integra, tudo se integra. Hoje, vocês
também estão buscando essa síntese entre o local e o global. Sei que trabalham
dia após dia no próximo, no concreto, no seu território, seu bairro, seu lugar
de trabalho: convido-os também a continuarem buscando essa perspectiva mais
ampla, que nossos sonhos voem alto e abranjam tudo.
Assim, parece-me importante essa proposta que alguns me
compartilharam de que esses movimentos, essas experiências de solidariedade que
crescem a partir de baixo, a partir do subsolo do planeta, confluam, estejam
mais coordenadas, vão se encontrando, como vocês fizeram nestes dias. Atenção,
nunca é bom espartilhar o movimento em estruturas rígidas. Por isso, eu disse
encontra-se. Também não é bom tentar absorvê-lo, dirigi-lo ou dominá-lo;
movimentos livres têm a sua dinâmica própria, mas, sim, devemos tentar caminhar
juntos. Estamos neste salão, que é o salão do Sínodo velho. Agora há um novo. E
sínodo significa precisamente "caminhar juntos": que esse seja um
símbolo do processo que vocês começaram e estão levando adiante.
Os movimentos populares expressam a necessidade urgente de
revitalizar as nossas democracias, tantas vezes sequestradas por inúmeros
fatores. É impossível imaginar um futuro para a sociedade sem a participação
protagônica das grandes maiorias, e esse protagonismo excede os procedimentos
lógicos da democracia formal. A perspectiva de um mundo da paz e da justiça
duradouras nos exige superar o assistencialismo paternalista, nos exige criar
novas formas de participação que inclua os movimentos populares e anime as
estruturas de governo locais, nacionais e internacionais com essa torrente de
energia moral que surge da incorporação dos excluídos na construção do destino
comum. E isso com ânimo construtivo, sem ressentimento, com amor.
Eu os acompanho de coração nesse caminho. Digamos juntos
com o coração: nenhuma família sem moradia, nenhum agricultor sem terra, nenhum
trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que o trabalho dá.
Queridos irmãos e irmãs: sigam com a sua luta, fazem bem a
todos nós. É como uma bênção de humanidade. Deixo-lhes de recordação, de
presente e com a minha bênção, alguns rosários que foram fabricados por
artesãos, papeleiros e trabalhadores da economia popular da América Latina.
E nesse acompanhamento eu rezo por vocês, rezo com vocês e
quero pedir ao nosso Pai Deus que os acompanhe e os abençoe, que os encha com o
seu amor e os acompanhe no caminho, dando-lhes abundantemente essa força que
nos mantém de pé: essa força é a esperança, a esperança que não desilude.
Obrigado.
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