"Altíssimo e glorioso Deus, iluminai as trevas do meu coração e dai-me uma fé direita, esperança certa e caridade perfeita;
bom senso e conhecimento, Senhor, para que se cumpra em mim vosso santo e verdadeiro mandamento. Amém!" (S. Francisco de Assis)

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

X Encontro Sementes do Amanhã: Juventude Franciscana pelos caminhos da Paz

            Protagonismo, cooperação e integração foram a tônica do X Encontro Sementes do Amanhã, que reuniu mais de sessenta jovens das escolas franciscanas de Porto Alegre e Região Metropolitana na Escola de Educação Básica Rainha do Brasil, na sexta-feira, 02 de outubro.

            Com o propósito de vivenciar dinâmicas e refletir a partir da temática “Juventude Franciscana pelos caminhos da Paz”, uma equipe formada por educadores representantes das escolas franciscanas de Porto Alegre, da qual participou um estudante representante de cada instituição, planejou e organizou as atividades que seriam desenvolvidas ao longo do evento.

            Após o credenciamento e acolhida, com o Hino Brasileiro em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais), a cargo da Escola Frei Pacífico, os jovens participaram de dinâmicas de integração e cooperação conduzidas pelo Professor Ubiratan da Luz, da Escola Rainha do Brasil, a partir das quais, o grupo refletiu à luz da temática do evento.

            O momento de oração teve como ponto forte a apresentação da peça “O lobo de Gúbio”, por estudantes da mesma Escola.

            A grande movimentação, animação e socialização da manhã ficou por conta da “Caça ao tesouro”, atividade na qual as escolas, misturadas e divididas por cores, executaram tarefas em equipe, sempre em torno da “Paz” e seus caminhos de concretização. Ao final desta atividade, as equipes montaram os quebra-cabeças, com as peças encontradas durante o trajeto, que formaram as imagens de protagonistas da Paz – São Francisco, Santa Clara, Papa Francisco, Gandhi, Martin Luther King e Madre Teresa de Calcutá - e ao centro, Cristo, como modelo inspirador.

            Após o almoço no Convento dos Capuchinhos, transcorreu o momento de recreação, no qual os jovens puderam jogar livremente, conversar e interagir.

            O desafio da tarde foi “construir” a Paz pelos “caminhos” do Artesanato, Dança, Música, Teatro e Tecnologia, em oficinas mediadas pelos educadores Geraldino Danieli, Jaqueline Pagote, Fabiane Martins e Luciana Steques, da Escola Rainha do Brasil e Rossana Reginato , da Escola Nossa Senhora do Brasil. A produção destas oficinas foi socializada com todos os participantes.

            A oração final de São Francisco ficou a cargo da Escola Frei Pacífico, em LIBRAS.

            Agradecemos a participação de todos que contribuíram para o êxito deste evento, em especial dos jovens que participaram da equipe de organização.

 

Maira  de Oliveira Quintana

Nenhum comentário:

Postar um comentário