"Altíssimo e glorioso Deus, iluminai as trevas do meu coração e dai-me uma fé direita, esperança certa e caridade perfeita;
bom senso e conhecimento, Senhor, para que se cumpra em mim vosso santo e verdadeiro mandamento. Amém!" (S. Francisco de Assis)

terça-feira, 15 de agosto de 2017

CAPÍTULO NACIONAL DAS ESTEIRAS, APARECIDA 03 a 06/08/17.


O evento Capítulo Nacional das Esteiras foi considerado como um Pentecostes, um acontecimento do Espírito, que reuniu irmãos, irmãs, franciscanos/as. Todos animados pelo desejo de voltar a Assis para beber das fontes do franciscanismo. Os compromissos que decorrem dessa maravilhosa experiência nas terras da Mãe Aparecida, neste Ano Mariano, estão dentro de cada participante e também estão sendo divulgados para que todos possam se beneficiar.

“O Espírito do Senhor e o seu santo modo de operar” nos ajude a vivermos a profecia que brotou desse encontro e juntos possamos  testemunhar a beleza e o compromisso de ser franciscano/a na nossa Igreja e na sociedade.


Ir. Gabriela Roz, CIFA
A conferência de abertura foi realizada pelo Frei Vitório Mazzuco, OFM que destacou a virtude da Misericórdia, virtude esta vivida por Deus e seu Filho Jesus Cristo. “A misericórdia é o coração pulsante do Evangelho”, afirmou Mazzuco. O coração é o centro do nosso corpo e por meio dele é que há vida pulsando em nós. Por isso, ser misericordioso é dar o coração aos mais fragilizados, é sair de si mesmo e ir ao encontro da outra pessoa.

Frei Vitório Mazzuco também disse que Francisco há 800 anos, sendo um pobrezinho, um mendigo, adentrou as igrejas e fez um papa sonhar... Hoje, temos um papa, de nome Francisco e que faz a igreja sonhar. Se dirigindo à CFFB, Mazzuco afirmou que nossa Família Franciscana é muito forte e que precisamos juntos, refundar o Brasil com uma sociedade mais justa e solidária para todos.

A conferência de Frei Luis Carlos Susin sobre “Levar ao mundo a misericórdia de Deus – A misericórdia na perspectiva franciscana” desafiou-nos a reconhecer que Assis é aqui, onde estamos, em meio a guerras, violência urbana, atentados a moral e outros, e aqui somos chamados a vivenciar  a misericórdia nas três perspectivas abordadas por ele: 1. Uma experiência de misericórdia como iniciação à vida franciscana; 2. A misericórdia como fundamento da fraternidade, da irmandade e  3. a misericórdia como relação justa com todos os seres vivos.

Que o fogo, que fez arder o nosso coração nestes dias de celebração do Capítulo Nacional das Esteiras, desperte em nós o desejo, mas também a decisão de, como franciscanas e franciscanos, levar e testemunhar, aos mais fragilizados, a misericórdia de Deus, tendo atitudes de compaixão e perdão. Que este exercício diário de Misericórdia-compaixão-perdão, se transforme em cuidado- inclusão com todos os seres criados.

               Ir. Maria Valdete Ferreira

Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã

                     Província Imaculado Coração de Maria

 

UM COMPROMISSO

         Pois é, este Capítulo das Esteiras que reuniu em Aparecida mais de mil franciscanos/as de todas as entidades religiosas e leigas de inspiração francis-clariana de todos os recantos do Brasil foi um verdadeiro Pentecostes! Um dos pontos altos do Encontro foi a apresentação do            SINFRAJUPE (Serviço Inter franciscano de Justiça, Paz e Ecologia) sobre a trágica situação do Meio Ambiente em terras Brasileiras; daí resultou o compromisso assumido por todos/as os/as presentes de nos engajarmos de forma consciente e profética na defesa da “Irmã Água” nos próximos anos, nos somando às diversas iniciativas já existentes e propondo outras conforme os desafios de cada realidade local. A Carta Final do Capítulo dedicou um parágrafo sobre esse compromisso. Vale a pena ler toda a Carta.

Frei João Osmar – OFM.

 
AS CELEBRAÇÕES foram momentos fortes de espiritualidade, proporcionando um aprofundamento dos temas refletidos. Destacamos de modo especial a celebração penitencial e as liturgias que nos enriqueceram e fortificaram a vivência da nossa volta a Assis. Também nos levaram a enriquecer a mística da nossa espiritualidade franciscana e clariana. Foram momentos fortes de interiorização e aprendizado.

            A Equipe de Liturgia foi excelente, nos fazendo rezar com toda a devoção. Os cantos alegres  e motivadores  nos desafiaram a levar a misericórdia de Deus a todos e em tudo.

            Enfim, as liturgias constituíram uma riqueza forte e espiritual para todos os momentos do Capítulo.

            Que o Senhor seja louvado, e somos imensamente gratas por essa volta a Assis!

            Paz e Bem!

                        Irmãs Franciscanas Bernardinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário