"Altíssimo e glorioso Deus, iluminai as trevas do meu coração e dai-me uma fé direita, esperança certa e caridade perfeita;
bom senso e conhecimento, Senhor, para que se cumpra em mim vosso santo e verdadeiro mandamento. Amém!" (S. Francisco de Assis)

quarta-feira, 8 de maio de 2019

Retiro Anual da CFFB/RS



            O retiro da CFFB aconteceu em S. Leopoldo nos dias 28 de abril a 04 de maio, foi assessorado por Frei Lori Antônio Vergani OFMcap. Com o tema: Vocação Franciscana: Compromisso e Missão. O grupo participante foi em número de 28 religiosas e religiosos pertencentes às seguintes Congregações: Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora   Aparecida, Irmãs Franciscanas da Penitência Caridade Cristã, Irmãs Franciscanas Bernardinas, Irmãs Franciscanas do Bom Conselho, Irmãs Missionárias do Verbo Encarnado, Irmãs Catequistas Franciscanas e Freis Capuchinhos. Foram dias especiais de gratidão e graça. Faço alguns destaques de pontos fortes vivenciados que devem nortear nossa vida e missão, como consagrados/as com espiritualidade Franciscana:

  Colocar-se diariamente, a escuta, aos pés do Mestre, como fez Maria, sendo pessoa de atitude.
  Ser consagrados/as e referências de amor, doação, desprendimento, vigor e autenticidade.
  Somos amados/as por Deus, Ele conta com nossa ação gratuita, generosa e permeada da compaixão, pois os necessitados são muitos.
  Deus interpela diariamente que sejamos uma presença atenta e ativa.
  Viver a gratuidade do amor de Deus na missão.
  A maior de todas as graças que recebemos diariamente do Senhor é a vocação, esta deve estar a serviço dos irmãos.
  Encarar com honestidade o caminho já percorrido e contar com a graça de Deus na caminhada, projetando a busca da essência da vida.
  É necessário ter momentos de silêncio, meditação, louvor e agradecimento, para deixar-se orientar;  contemplar a presença de Deus em nós e na realidade que nos cerca.
  Sentir-se colaboradores na missão e anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo.
  Ser persistentes, os desafios serão muitos, porém Ele, o Senhor, renova e fortalece a caminhada.
  O/a discípulo/a deve ir leve de si e das coisas, ser presença que cura e liberta.
  Como seguidores/as de Jesus Cristo o projeto é a identificação com Cristo, até as últimas consequências. Seguir com o poder, do serviço, da cura, da humildade.
  Sentir-se interpelado/a a crescer todos os dias a exemplo de Clara e Francisco de Assis.
  O modelo é Jesus Cristo que assim definiu sua missão “anunciar a Boa Notícia aos pobres.”  (Lc 4, 18). Que o Senhor nos  planifique diariamente!


Irmã Ignes Piasson e Irmã Amabilis Cerati, retirantes CIFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário